*
*
*
*
Efeito de flutuação de texto ...:::JOÃO VITHOR E NICOLE:::...
Fórmulas especiais gratuíta é um direito da criança.
-->

sábado, 19 de março de 2016

ABUSOS

Reclamação feita a Unimed Goiânia


Quero saber se a operadora de saúde Unimed Goiânia contrata profissionais sem registros nos devidos conselhos, tipo médico e enfermagem? Imagino que a resposta seja óbvia e um seguro NÃO. Diante dessa possível negativa pergunto a operadora o motivo e já imagino, o que seria o óbvio também, que a empresa zela pela segurança de seus clientes e por isso só profissionais qualificados. Então agora questiono, porque a UNIMED GOIÂNIA acha que quando o paciente está em casa no serviço Domiciliar
 " Os Serviços de Atenção Domiciliar, também denominados “Home Care” #trecho retirado da página da ANS, ele pode contar com atenção apenas da família ela tendo ou não habilidade e capacidade para executar os serviços de enfermagem e ainda sem um registro no conselho específico??? Por qual motivo o paciente que está sob o serviço domiciliar tem que ser negligenciado?? Nem um pai ou mãe tem que ser obrigado a manusear um cateter central sem o devido preparo, nem um paciente merece correr esse risco. Todo paciente e principalmente uma criança merece o devido respeito de receber atendimento por pessoas qualificadas e aqui em casa eu e minha esposa não temos capacitação para executar tais procedimentos, como troca de soro, preparo de soro, retirada de soro, lavagem e manuseio de cateter central ( portocath). Segundo o site www.institutoendovascular.com.br/doencas-vasculares/cateter-port-a-cath/  ''O portocath é um cateter de longa permanência – pode ficar por até cinco anos se adequadamente manipulado'' E outro texto explicativo diz: Regra n°1: o cateter só pode ser manuseado por equipe qualificada. Após a retirada dos pontos não é necessário cuidados especiais com a área
sobre o cateter. Na hora do banho,apessoa pode se lavar normalmente, inclusive lavando a área do cateter. A punção do cateter é procedimento
exclusivo de enfermeiros e será feita com técnica específica e agulha especial. (http://www.clinionco.com.br/assets/img/content/manuais/CATETER_TOTALMENTE_IMPLANTADO.pdf) Então Unimed Goiânia, essa função não deve ser dada aos pais, principalmente quando eles não tem qualificação para isso.
No Art. 3º do ECA Diz: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade_ A minha filha tem o direito de oportunidade de um tratamento digno e sem riscos, com profissionais qualificados.
 O Art. 4º diz : É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária._ Então já que nós familia estamos fazendo a nossa parte, agora o plano de saúde que pago também deve fazer a sua, com ABSOLUTA PRIORIDADE.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de "negligência", discriminação, exploração, "violência", crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por "ação" ou "omissão", aos seus direitos fundamentais. _ Nós enquanto pais não podemos fazer os procedimentos sem termos capacidade e sentirmos segurança, seria uma ação de risco, uma violência (a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; (http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/lei-maria-da-penha/formas-de-violencia)), e quando a UNIMED nos faz responsáveis por esses serviços sem capacidade ela também está negligenciando a vida da nossa filha uma criança de 8 anos.
Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum,'' os direitos e deveres individuais e coletivos'', e a ''condição peculiar da criança'' e do adolescente como pessoas em desenvolvimento._ Nisso fica claro que diante da situação de saúde dela, avaliando os seu bem estar e segurança e também sabendo que os deveres não apenas individuais mas também coletivo , creio que o resultado deve proporcionar um desenvolvimento com SEGURANÇA e DIGNIDADE.
No Art. 18 diz '' É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor'' _ É dever de TODOS e isso não exclui ninguém.

Lembro que em reunião com a ouvidoria o próprio médico José Garcia disse que ela não deveria ficar apenas sob o cuidado de uma única profissional, caso ela faltasse, então seria hora do serviço que  deveria acompanha-la em casa se inteirar mais do caso.

EIM _ Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza hereditária, causados pela falta de atividade de uma ou mais enzimas específicas ou por defeitos no transporte de proteínas. Esses erros - transmitidos, em sua maioria, de forma autossômica recessiva - são considerados a causa das Doenças Metabólicas Hereditárias.
Tais erros podem levar ao acúmulo de substratos (substâncias não metabolizadas) que podem se tornarem tóxicos para o organismo e/ou falta de alguma substância que não será produzida, o que pode levar ao comprometimento dos processos celulares.
As doenças metabólicas podem se manifestar em qualquer idade, entretanto, na maioria dos casos os sintomas ocorrem na infância e adolescência. Nem todos os portadores apresentam o mesmo quadro clínico, mas alguns sintomas podem ser mais comuns como a dificuldade de crescimento e desenvolvimento e também a perda de algumas funções.
No começo, os sinais e os sintomas são sutis e dependendo do grau de deficiência metabólica vão se tornando cada vez mais aparentes e difíceis de tratar

O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são fundamentais para que o paciente apresente melhor evolução e qualidade de vida. Além disso, pode evitar graves consequências como deficiência mental, convulsão, paralisias e até mesmo óbitos. ( Informação retirada do Instituto Canguru)

A minha filha apresenta hipoglicemia, hiperamonemia, vômitos, letargia, ataxia entre outros e esses sintomas podem ocorrer por motivos banais desde uma virose, um estresse, como também por uma infecção, uma saturação do organismo ou erro na dieta. Por esse motivo alguns hospitais e profissionais não aceitam internar e cuidar da minha filha, por não sentirem capacitados e nesse meio , caso a médica atual esteja fora da cidade, minha filha fica sem socorro, o que poderia ser evitado com uma equipe que interaja , com um sistema de repasse de informação e uma atenção mais de perto o que ela não está tendo até hoje e vale lembrar que nosso filho João também estava no serviço sem nenhuma assistência e veio a óbito aos 8 anos.
Pergunto a UNIMED DOMICILIAR como uma mãe, só uma mãe, pode ir para uma consulta, exame, com a criança com 2 bombas de infusão e a criança? A criança que por ter uma anemia crônica, difícil de tratar já que possui um estoque de ferro elevado e mesmo assim persiste com hemoglobina baixa, não tem energia para andar, cansa facilmente e já pede para ser colocada no colo, perai! A criança tem direito a socorro? Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais._ Ela não tem de onde tirar energia e por isso precisa ser constantemente carregada, ela adormece rapidamente quando cansa, quando sua glicose cai pra menos de 50 e nisso há um risco de uma mãe estar sozinha sem  um socorro em tempo hábil.
Nossos esforços além de serem para mante-la viva, é para manter seu cérebro ,  que fica vulnerável pela doença, sem lesões. Porém como o metabolismo é comprometido, não podemos programar um horário para ela estar descompensada como pediu duas enfermeiras do serviço domiciliar, aliás, quem programa passar mal???
O serviço, conforme uma negativa dada, informava que tem uma equipe multidisciplinar, mas quem sai do conforto do lar para consultas é a criança, nutricionista em Brasilia, Geneticista em Brasilia, Psicologa bem cedinho mas não em casa, se passa mal tenho que ir para o PS, onde logo de cara me falam que não podem fazer nada.

Outra dúvida, todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais, trabalham em uma escala de serviço, pois a sobrecarga pode levar ao erro e quando  lidando com vidas, todo cuidado é necessário a fim de evitar erros por estresse, então digo a UNIMED GOIÂNIA que minha esposa , sem capacitação, sem registro no COREN e sem pausa não pode assumir o serviço da enfermagem.
De acordo com a constituição dos direitos humanos:'' Artigo 7.º Todos são iguais perante a lei e, sem qualquer discriminação, 'têm direito a igual proteção da lei'. ''_ Ela também tem direito a descanso já que está efetuando a função da enfermagem.

Artigo 23.º Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social._ Minha esposa desempenha uma função, constantemente a enfermagem do domiciliar solicitam que façamos o serviço.

Artigo 24.º
Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres e, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas._ O serviço feito em casa por minha esposa é continuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano.

É fato que o serviço prestado é para nossa filha porém por zelo a vida dela é que minha esposa e eu não podemos ficar com a responsabilidade de executar uma função sem sentirmos preparados para tal. E pelo zelo com a nossa filha que reconhecemos, devido ao nível de estresse não termos mais condições psicológicas e também de  conhecimento do serviço de assumir a função da enfermagem, ainda mais quando a empresa tem profissionais capacitados para o serviço.

http://www.reclameaqui.com.br/17636184/unimed-goiania-go/negligencia-com-paciente-crianca/


Enquanto mãe, mulher e esposa, sinto que estou no meu limite, cansada fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Nicole acorda cedinho antes das 6h e já tenho que estar atenta a ela. Tenho que fazer tudo correndo ( arrumar casa,comer, tomar banho e etc) pois ela sempre está precisando de um cuidado. O barulho da bomba é perturbador quando você precisa ouvir constantemente e Nicole tem se negado por vezes a tomar toda dieta precisando ficar vigiando ela, e a desculpa pra ela desligar antes de acabar é o alarme constante da bomba. Ela também se nega a desliga la, e o pipipi fica soando até que eu pare o que estou fazendo e vou  arrumar.
Nicole é muito pequena, já passou por tanta coisa e é privada de muitas e acho crueldade jogar pra ela a responsabilidade de ficar ajustando a bomba. Ela é criança e merece  sossego pra estudar, brincar e descansar.