*
*
*
*
Efeito de flutuação de texto ...:::JOÃO VITHOR E NICOLE:::...
Fórmulas especiais gratuíta é um direito da criança.
-->

sábado, 5 de novembro de 2011

Mais um absurdo via secretária de saúde

Precisar de fórmula especial ou medicamentos através da prefeitura é sempre muito angustiante. Primeiro que eles exigem que passemos por uma consulta via cais/ciams/postinho para adquirir receita e relatório do médico credenciado a rede pública, ou seja, uma pericia para avaliar a real necessidade do paciente.
Então é ai que começa o drama. Espera por vaga de consulta e médicos achando demais. Vou relatar a situação vivida por uma amiga no dia 04-11-2011 na parte da manhã no ciams do setor pedro ludovico.

A. S. tem uma filha portadora de alergia alimentar que  faz uso de neocate. Além da alergia Alice também tem doença do refluxo e necessita usar losec mups 20mg que custa em torno de R$ 105,00 uma caixa com 14 comprimidos. Tem crianças que utiliza 1 comprimido dia mas tem outras que necessitam  de 2 comprimido ao dia elevando ainda mais o custo. E foi por esse motivo que A. marcou e aguardou a consulta com uma gastropediatr no ciams do spl , mesmo ela pagando unimed para sua filha ela nao poderia usar laudo e receita da sua medica para adquirir tal medicação e tao pouco o neocate.
Após um periodo longo aguardando a tal consulta, ela entra no consultório e médica Soraya da prefeitura já começa dizer absurdos, questionando o porquê dela estar lá tendo ela condição de pagar unimed. Disse que não concordava com ela em receber losec via prefeitura tendo convênio particular.
Desde quando SUS supre toda necessiade de saúde das pessoas? Desde quando SUS é só para que não tem outro convênio???



Carta Direito dos Usuários do SUS
A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo.
Os princípios da Carta são:
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

Então se todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação, porque a Dra. Soraya ousou questionar a necessidade e DIREITO da pequena Alice consultar comela no ciams e pegar um laudo e receita para que a mesma tenha o DIREITO  de receber uma medicação de alto valor?
Ninguém vai ao cais por opção , boms seria que não tivessemos que pagar convênio particular e pudessemos disfrutar somente do atendimento do SUS. Bom seria poder confiar. Infelismente o atendimento é precário, falta médico, falta especilidades médicas, falta médico que faça um atendimento humanitário e com qualidade, sempre a mesma forma de atender de mil novecentos e antigamente, nao há reciclagem , nao acompanham a evolução da saúde e ciência porque pensam que SUS é fim de carreira. Temos que citar também a dificuldade em realizar exames mais sofisticados e mais caro. Do que aditante consultar no SUS e ter que pagar carissimo num exame? Ou consultar e nao poder fechar o diagnóstico por falta de ''chequinho'' para exames. As poucas clinicas que prestam serviços para o sus fazem uma diferença enorme no atendimento , a demora é bem maior as vezes até a sala de espera é diferentes.

A Dra. forneceu sim o laudo para Alice tentar receber o losec mas deixou claro sua insatisfação.



Um comentário: