*
*
*
*
Efeito de flutuação de texto ...:::JOÃO VITHOR E NICOLE:::...
Fórmulas especiais gratuíta é um direito da criança.
-->

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Osteoporose na Infância X APLV


Doença conhecida por atacar mulheres pós-menopausa e idosos, a osteoporose pode também aparecer em crianças e jovens, apesar de ser mais rara nesses grupos.
A osteoporose é a perda de massa óssea, isto é, a diminuição da densidade do osso e ocorre devido a vários fatores. Dependendo do nível desta diminuição, o osso pode ficar mais fraco e susceptível a fratura.E assim como os adultos as crianças também pode ter a doença se apresentarem fatores de risco para isso.
O cálcio desempenha importante papel no crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e dentes. O principal local de armazenamento do cálcio são os ossos. Além do cálcio e outros minerais, o osso contém também células formadoras e destruidoras de osso (osteoblastos e osteoclastos).
A osteoporose é assintomática, a menos que ocorram fraturas, que são raras na infância. Queixas de dor são geralmente associadas a fraturas e raramente à forma primária da doença.  
O exame que diagnostica a osteoporose é a densitometria óssea. Este exame é indolor, de rápida execução (cerca de 20 minutos) e tem pouca exposição à irradiação. Erros de diagnóstico podem ocorrer quando a técnica não é adequada ou não se leva em conta o sexo, idade ou estatura da criança. Este exame está indicado em crianças e principalmente adolescentes com baixa ingestão de cálcio, nos casos de indivíduos com várias fraturas, em pacientes com doenças crônicas e uso de medicações que prejudicam o osso e nos indivíduos com história familiar de osteoporose ou com alterações sugestivas de perda de massa óssea já presentes na radiografia.
A radiografia nem sempre está alterada e só mostra perda de densidade óssea nos casos mais avançados.

(Informações retiradas dos site Folha e SPSP)


Causas de osteoporose na infância

A osteoporose  pode ser primária quando não há uma causa evidente de perda de densidade óssea e secundária que atinge 25% das crianças e principalmente as com doenças crônicas, como as  doenças gastrointestinais, reumáticas, renais, pulmonares, endócrinas, alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose, uso de certos medicamentos e imobilização prolongada). 



 João Vithor X Osteoporose 



Descobri que João tem osteoporose por um acaso. Ele sempre apresentou muitas dores nas pernas e braços, dores fortes que nos levou a procurar um reumatologista. O médico então solicitou vários raios X e foi pré diagnosticado osteomalacia. Então fizemos uma densitometria onde constatou a osteoporose. 
A primeira densitometria havia dado um valor de perda de massa óssea , menor do que a atual, onde mostra que está com perda de 54% de massa óssea.



Essa situação dele não é de agora, devido aos últimos acontecimentos pois a osteoporose vai se instalando lentamente. Tudo leva a crer que ele não absorvia bem a fórmula que usava, já devido a sua condição de saúde. 
 O fato de não absorver o que ingeria trouxe outros transtorno para meu pequeno,  falta de tiamina B1 ( encefalopatia de wernicke ), explicarei depois.
Mas o fato de eu postar sobre isso é para alertar as mães de aplv, crianças com problema de absorção para que fiquem atentas quanto as possível carências de cálcio e vitaminas.

Um comentário:

  1. Oi Poliana....acho que é esse seu nome né? Me emocionei muito com seu blog. Meu filho tem alergia alimentar multipla...pode comer muitas coisas...e eu achava que meu problema era grande.Que força vc tem hein mulher.Parabéns pelo blog e que Deus cure nossos filhos.

    ResponderExcluir